Instrui a criança no caminho em que deve andar e,quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6)
sábado, 16 de maio de 2009
Turma da Mônica
Turma da Mônica compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa.
É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho. A mais nova novidade da Turma Da Mônica, é a Turma da Mônica Jovem, lançado em agosto de 2008.
Criação
Valorizando a auto-estima de nossos filhos
Auto -estima adequada implica em conhecer potencialidades e limitações a respeito de si próprio.
Isto significa: nem depreciar-se nem superestimar-se.
A formação da auto-estima dá-se apartir de vários fatores, com experiências vivdas, opiniões ouvidas, repertório interno e outros.
São fundamentais nesta sentido as relações da criança com as pessoas que a cercam , o que confere à família papel primordial.
Abaixo segue algumas atitudes práticas que podem favorecer o bom desenvolvimento da auto-estima da criança e adolecente:
- O CUIDADO COM AS PALAVRAS
Elas podem animar ou desanimar, erguer ou derrubar, alegrar ou entristecer, aperfeiçoar ou deformar. Isto quando se trata da formação da auto-estima. Isso deve nos levar a refletir sobra a necessidade de medir e cuidar de cada palavra que proferimos especialmente as crianças e adolecentes.
- INCENTIVAR E ESTIMULAR
Temos a tendência de perceber facilmente quando nossos filhos não correspondem ao que desejamos, mas precisamos nos exercitar em perceber suas tentativas de nos agradar. O ELOGIA NO MOMENTO CERTO TEM GRANDE PODER ESTIMULADOR. As potencialidades da criança podem ser incentivadas ou bloqueadas pelos adultos, interferindo diretamente em sua auto-estima. O adolecente ainda não sabe muito bem quem ele é. Cabe a nós ajudá-lo a perceber suas capacidades e possibilidades.. PARA PENSAR: Quando foi a última vez que você fez um elogio sincero e estimulador para sua filho (a)?
- RESPEITAR A INDIVIDUALIDADE
Evite comparações, cada filho tem características próprias isto irá contribuir para que cada um aceite e repeite a si próprio, sem frustar-se diante das difernças.. Não devemos educar todos da mesma maneira. São as diferenças que os fazem únicos e especiais!!!
- LIDAR COM OS ERROS DE FORMA APROPRIADA
Diante de tais circusntâncias é bom lembrar que erro conduz ao acerto. Faça dos erros e fracassos de seus filhos momentos ricos de conversa, aprendizagem e apoio. A form de como lidamos com esses erros pode levá-los a dois caminhos: falar a verdade quando fazem o que nos desagrada ou mentir para esquivar-se.
- ESTABELECER METAS
Auto-estima não significa conformismo ou apatia diante das caracteristas próprias. Todos nós estamos em processo de aperfeiçoamento. Há sempre algo que precisa ser melhorado em nossa maneira de ser ou de fazer as coisas. Avaliar as situações junto a nossos filhos e ajudá-los a definirem objetivos diante de suas deficências pode impulsioná-los a buscar novas perspectivas, contribuindo assim para um desenvolvimento sádio da auto-estima. Os valores éticos e morais devem ser trabalhados e o crescimento interior o grande alvo a ser atingido.
"Deus graças te dou visto que por modo incrivelmente maravilhoso me formaste". Salmo 139.14
Que possamos buscar sabedoria pára sermos instrumentos competentes e facilitados no processo de desenvolvimento de uma boa auto-estima em nossos filhos.
Adptação Raquel Cristina.
Texto original Roseli Fernandes, psicologa escolar.