sábado, 16 de maio de 2009

Ás cantigas preferida da Rayanne parte I









Fique atento


Proteja sua criança!!!

Turma da Mônica


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Turma da Mônica compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa.
É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da
Turma da Mata ou da Turma do Penadinho. A mais nova novidade da Turma Da Mônica, é a Turma da Mônica Jovem, lançado em agosto de 2008.

Criação
Maurício de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.

A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos. A "Turma" na verdade consiste de 12 turmas:

Valorizando a auto-estima de nossos filhos

O papel dos pais na formação da auto-estima da criança e do adolecente


As potencialidades da criança podem ser incetivadas ou bloqueadas pelos adultos, interfirindo diretamente em sua auto-estima.
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:39
Auto-estima pode ser definida como o sistema de idéias e sentimentos acerca de nós mesmos que vamos incorporando pouco a pouco desde a primeira infância. (Pensamento - auto-conceito/Emoções - auto-estima).
Auto -estima adequada implica em conhecer potencialidades e limitações a respeito de si próprio.
Isto significa: nem depreciar-se nem superestimar-se.
A formação da auto-estima dá-se apartir de vários fatores, com experiências vivdas, opiniões ouvidas, repertório interno e outros.
São fundamentais nesta sentido as relações da criança com as pessoas que a cercam , o que confere à família papel primordial.
Abaixo segue algumas atitudes práticas que podem favorecer o bom desenvolvimento da auto-estima da criança e adolecente:

  • O CUIDADO COM AS PALAVRAS

Elas podem animar ou desanimar, erguer ou derrubar, alegrar ou entristecer, aperfeiçoar ou deformar. Isto quando se trata da formação da auto-estima. Isso deve nos levar a refletir sobra a necessidade de medir e cuidar de cada palavra que proferimos especialmente as crianças e adolecentes.

  • INCENTIVAR E ESTIMULAR

Temos a tendência de perceber facilmente quando nossos filhos não correspondem ao que desejamos, mas precisamos nos exercitar em perceber suas tentativas de nos agradar. O ELOGIA NO MOMENTO CERTO TEM GRANDE PODER ESTIMULADOR. As potencialidades da criança podem ser incentivadas ou bloqueadas pelos adultos, interferindo diretamente em sua auto-estima. O adolecente ainda não sabe muito bem quem ele é. Cabe a nós ajudá-lo a perceber suas capacidades e possibilidades.. PARA PENSAR: Quando foi a última vez que você fez um elogio sincero e estimulador para sua filho (a)?

  • RESPEITAR A INDIVIDUALIDADE

Evite comparações, cada filho tem características próprias isto irá contribuir para que cada um aceite e repeite a si próprio, sem frustar-se diante das difernças.. Não devemos educar todos da mesma maneira. São as diferenças que os fazem únicos e especiais!!!

  • LIDAR COM OS ERROS DE FORMA APROPRIADA

Diante de tais circusntâncias é bom lembrar que erro conduz ao acerto. Faça dos erros e fracassos de seus filhos momentos ricos de conversa, aprendizagem e apoio. A form de como lidamos com esses erros pode levá-los a dois caminhos: falar a verdade quando fazem o que nos desagrada ou mentir para esquivar-se.

  • ESTABELECER METAS

Auto-estima não significa conformismo ou apatia diante das caracteristas próprias. Todos nós estamos em processo de aperfeiçoamento. Há sempre algo que precisa ser melhorado em nossa maneira de ser ou de fazer as coisas. Avaliar as situações junto a nossos filhos e ajudá-los a definirem objetivos diante de suas deficências pode impulsioná-los a buscar novas perspectivas, contribuindo assim para um desenvolvimento sádio da auto-estima. Os valores éticos e morais devem ser trabalhados e o crescimento interior o grande alvo a ser atingido.

"Deus graças te dou visto que por modo incrivelmente maravilhoso me formaste". Salmo 139.14

Que possamos buscar sabedoria pára sermos instrumentos competentes e facilitados no processo de desenvolvimento de uma boa auto-estima em nossos filhos.

Adptação Raquel Cristina.

Texto original Roseli Fernandes, psicologa escolar.

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