segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Memorização de versículos

















Memorização de versículo

Memorizar Versículos

Jogo do Eco
O Professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos - assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas

OLHANDO PARA O ESPELHO




"Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18).

Uma família se sentou à mesa, em determinada manhã, para tomar o café. Como era costume, o pai fez a oração de agradecimento pelo alimento, pedindo a Deus que abençoasse o que estavam comendo. Logo a seguir, porém, como era seu mau costume, começou a murmurar sobre os tempos difíceis e as lutas pelas quais estavam passando.
Reclamou da péssima comida que eram forçados a comer, da forma como ela era preparada e muito mais. Sua filha pequena, interrompendo- o, falou: "Pai, você acha que Deus ouviu o que disse há alguns minutos atrás"? "Certamente" , respondeu o pai com ar confiante de um bom instrutor.
"E Ele ouviu o que você disse sobre o café e o que comemos com ele"? "Claro" o pai respondeu, mas não com tanta confiança como antes. Então, sua pequena filha perguntou novamente: " Então, pai, em qual de suas duas palavras Deus acreditou"?

Será que temos o mesmo hábito ruim do homem de nossa ilustração?
Ou confiamos em Deus ou não confiamos.

Não podemos agradecer por seus cuidados e por suas bênçãos e continuar reclamando de tudo e de todos.. Ou a nossa fé está firmada no Senhor, crendo que todas as coisas cooperam para o nosso bem ou precisamos rever a nossa conversão e o que é, de fato, real em nossa vida espiritual.Quando o Senhor Jesus está em nossos corações, toda a nossa vida é repleta de prazer.
Alegramo-nos tanto quando passamos por momentos de grandes vitórias e fartura como quando enfrentamos fracassos e escassez. A nossa felicidade não depende do muito ou do pouco, de bonança ou de batalhas, de glórias ou anonimato, mas simplesmente de ter Jesus como Senhor e Salvador de nossas almas. O Senhor é a nossa alegria. Glórias a Ele por tudo.

Abraços.

MONTE LINDOS CENÁRIOS PARA SEUS ALUNOS


Decoração em Geral

Princípios básicos para decoração e montagem

Sala Jardim Infância - 3 a 6 anos

Para a montagem e decoração da classe do jardim a ornamentação deve ser alegre, independentemente do tema que você escolha.

Flores, peixes, animais, árvores, céu, pássaros são sempre bem-vindos.

Se você dispuser de algum material sobre o local beneficiado com as ofertas (no caso da igreja Adventista) poderá também utilizar.

Os quadros devem ser baixos, na altura em que a meninada possa, com facilidade, colocar figuras...

As cadeiras devem ser confortáveis, e que permitam que eles coloquem o pé no chão (altura).

Quanto à utilização de bancos para vários alunos ou cadeiras individuais, vai ao seu critério. O importante é a altura e que sempre tenham encosto.

Se não possui piano ou teclado, use cd, K7 ou mesmo cante a capela. A música é importantíssima na classe.

Os desenhos para pintura (se for o caso), deve ser grandes, sem muitos detalhes...

Se houver algo mais em que eu possa ajudá-la, por favor me avise.

Há a possibilidade de montar um cenário para cada classe de seu departamento, variando as histórias...

Para 6 – 8 anos

Decoração em geral

Decoração da Sala

Se forem figuras bíblicas, devem ser normais e preferencialmente grandes.

Para as decorativas melhor se forem sem muitos detalhes. quanto menor a idade, menos detalhes deve haver nas figuras.

Tenha somente o cuidado de não colocar desenhos de figuras "que falam" tipo sol com boca, árvore com boca. Não é aconselhavel. Seres da natureza que não falam, não falam.

Isso pode levar as crianças ao costume errado de esperar que árvores falem (o que os pode levar ao espiritismo disfarçado), muito comum em desenhos animados.


A Família e a Escola Bíblica Dominical

Deuteronómio 6:1-25

A Escola Bíblica Dominical é uma oportunidade única de estudar a Bíblia, aplicando-a à vida pessoal e adequando a Palavra de Deus a cada idade. É, por isso, um instrumento de crescimento espiritual para toda a família.

Os filhos precisam de alimento espiritual. Têm de ser ensinados nos caminhos do Senhor e instruídos no carácter de Deus. Precisam de aprender que toda a vida deve estar centrada em Deus. Os pais têm um papel importantíssimo no acompanhamento da vida espiritual dos filhos. Faz parte da responsabilidade dos pais:

1º - Dar o exemplo

O exemplo é um bom meio de comunicação. Quando os pais descuram a igreja e o ensino bíblico, estão a comunicar que não tem grande importância.

Não “peça desculpa” por ser cristão. Não dê a entender que ir à igreja que é um dever para si.. Não mostre o Cristianismo como uma opção, e ainda por cima de pouco interesse, mas algo fundamental para a vida. Não falte. Participe. Estude. Envolva-se.

2ª - Ajudar os filhos

A participação activa dos pais é fundamental, ajudando-os a estudarem a lição, a memorizarem os versículos, a participarem nos concursos, a serem obedientes e a respeitarem os professores e o tempo da EBD como uma coisa importante para a vida deles.

3º - Acompanhar

Pergunte o que é que os seus filhos estudaram, o que é que aprenderam, o que é que gostaram mais… responda a perguntas. Ajude-os, durante a semana, nas leituras da Bíblia, no estudo da lição, na aprendizagem dos versículos e nas tarefas de aplicação bíblica. Ensine os seus filhos a orarem pelo professor da Escola Dominical e a ter amor pela igreja.

4º Valorizar a EBD

Considere a Escola Bíblica Dominical como uma ESCOLA importante para o desenvolvimento espiritual e moral dos seus filhos.. Transmita esse espírito positivo e de valor aos filhos, com entusiasmo e alegria. Assim como transmite a importância do bom empenhamento nos estudos escolares dos seus filhos, do mesmo modo deve valorizar o seu desenvolvimento espiritual e zelo pela aprendizagem dos princípios bíblicos.

5º Não faltar

Por sua culpa, as crianças é que ficam a perder. Não acompanham, não sabem, não ganham prémios, não se habituam ao ambiente, não se introduzem no grupo e por isso não fazem amigos na igreja. Não conhecem a Bíblia, não sabem nada sobre a vontade de Deus para as suas vidas, não têm referências morais e espirituais. Desmotivam-se e depois não querem ir ou participar. Vá com os seus filhos à Escola Bíblica Dominical regularmente.

6º Não chegar tarde

Deus é muito mais importante do que mais meia hora na cama. Habitue-se a chegar a horas, por respeito a Deus e aos seus irmãos em Cristo. Leve o seu filho a horas. De outra maneira, perturba as classes e as crianças perdem o seguimento e o ambiente descontraído das actividades iniciais que normalmente têm como alvo despertar o interesse.

7º Ter atenção e cuidado

O cuidado e a atenção dos pais na preparação para o Domingo é muito importante. Preocupe-se em ajudar a criança a levar a Bíblia, a revista, a oferta e a ter tudo cuidado. O ideal será arranjar ao seu filho uma pasta própria para a EBD tal como tem uma para a escola, onde pode colocar todos os materiais preparados para levar à igreja

Related Posts with Thumbnails