Instrui a criança no caminho em que deve andar e,quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6)
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Dica
Musicalização é um processo que tem como objetivo tornar o indivíduo sensível e receptivo ao mundo sonoro, despertando na criança o prazer de fazer e ouvir música de forma lúdica. Sabemos que brincar é, indiscutivelmente, a maior atração para a criança e musicalizar brincando torna-se um processo que completa o desenvolvimento da criança, pois vai de encontro aos seus interesses proporcionando benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.
Segundo Carl Orff: educar musicalmente é propiciar á criança uma compreensão progressiva da linguagem musical, através de experimentos e convivência orientada.
Além de despertar habilidades musicais, a musicalização estimula o desenvolvimento da fala, a criatividade, a afetividade, a disciplina pessoal, entre outros.
Através desta vivência musical estaremos formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas mais sensíveis.
Para ter mais referências sobre o assunto, conheça a linha de Musicais da Turminha Querubim!
ANA CRISTINA RISSETTE SCHREIBER – formada no Curso Técnico em Instrumento – Piano (SP), graduada em Pedagogia Plena (SP) e Licenciatura em Música (PR). Concluinte do Curso de Especialização em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Atua como educadora musical, palestrante e coordena os projetos pedagógicos do CIDADE 300 Multimídia, produzindo vários CD´s e materiais didáticos.
Personagem Querubim
Parceiros
O Smilingüido e Sua Turma é um personagem que se tornou reconhecido nacional e internacionalmente por difundir a mensagem cristã do amor de Deus e do amor ao próximo. O personagem busca difundir valores universais como o cuidado com o meio ambiente, a bondade, honestidade, amizade, perdão, entre outros, que resgatam a dignidade e promovem o desenvolvimento humano.
Esses conceitos são levados a todos pelos personagens de forma alegre através de seus sites na internet, produtos próprios, licenciados e parcerias.
PARCERIAS
A parceria é uma união de forças e de objetivos comuns para criar sinergia, quando as forças são multiplicadas e não apenas somadas.
Uma das parcerias do Smilingüido e sua Turma é com o Manifesto Amazônia Para Sempre, que visa proteger a natureza e incentiva cada um, com "ações de formiguinha", a fazer sua parte para possibilitar um futuro para a Floresta Amazônica. Através de links nos sites parceiros e outras ações em conjunto, as empresas se apóiam e recebem mais força para conquistar os objetivos comuns. Clique aqui para assinar o manifesto em favor da Amazônia, lembrando que, para ter validade legal é necessário ter a idade mínima de 18 anos e preencher todos os dados solicitados. Se você ainda não tem 18 anos, também pode ajudar divulgando para seus familiares!
LICENCIAMENTO
O licenciamento da marca e personagens Smilingüido e sua Turma é uma parceria que agrega valor ao produto e auxilia sua empresa a conquistar novos nichos de mercado.
Criado há 28 anos, o Smilingüido é um personagem consagrado no segmento cristão. Dados do IBGE divulgados em 2004 mostram que este segmento é composto por 89,2% do povo brasileiro, sendo 73,8% (124 milhões) católicos e 15,4% (26 milhões) evangélicos. Esta pesquisa mostra que o mercado cristão é grande e promissor.
|
A HISTÓRIA
Na década de 80, nasceu no coração de alguns jovens o sonho de comunicar o amor de Deus de uma forma alegre e criativa. Nesse grupo havia uma desenhista: Márcia D´Haese, que desenhava uma formiguinha para ilustrar seus cadernos; havia também um jovem com talento para escrever: Carlos Tadeu, e muitos outros que se dispuseram a ajudar na criação das primeiras histórias.
A primeira idéia de nome para a formiguinha foi Zecão, mas logo o grupo achou o nome muito pesado para um ser tão pequeno e frágil, sugeriram então o nome de Smilingüido, para dar relevância ao fato de que apesar de pequeno e frágil, ou seja "desmilingüido", o Senhor Deus poderia manifestar Seu poder e Sua grandeza. "... Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza". II Co 12.9.
Este foi o início do personagem e seu respectivo nome. De lá para cá muitos eventos importantes aconteceram como a incorporação deste ministério pela Editora Luz e Vida (1989). Desde então todos os produtos criados estão sob orientação da Editora.
Apesar de mais de vinte anos terem se passado, todas as pessoas que participam da criação do personagem e distribuição de seus produtos (mais de 150, hoje) estão comprometidas com a fé cristã e procuram dedicar suas vidas à missão de aproximar pessoas a Deus.
Embora Deus não faça nada desmilingüido, pequeno, fraco, foi o Senhor Jesus mesmo que chamou Saulo de Tarso e mudou seu nome para Paulo (pequeno), usando este mesmo homem para ser bênção para muitos (Atos 9), e escritos por ele temos boa parte dos livros do Novo Testamento.
O Smilingüido representa a fragilidade do homem, ele nos lembra que o homem sem Deus nada pode fazer. (... sem mim nada podeis, disse Jesus. Jo. 15.5)
Novidades
Uma boa noite de sono pode reduzir a hiperatividade e o mau comportamento entre crianças, segundo um estudo feito na Finlândia.
Já se sabia que crianças que não dormem bem podem, apesar de nem sempre demonstrar cansaço, apresentar mudanças de comportamento.
O novo estudo, publicado na revista científica Pediatrics, obteve dados concretos que parecem comprovar a teoria.
Ele concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram as mais hiperativas.
Os especialistas responsáveis acreditam que o sono adequado poderia melhorar o comportamento das crianças saudáveis e reduzir os sintomas das que sofrem do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (ADHD na sigla em inglês).
A equipe por trás do novo estudo disse que pouco se sabe sobre o papel do sono nas vidas das crianças, mas segundo estimativas, um terço das crianças nos Estados Unidos não dormem o suficiente.
Monitoramento
A equipe da University of Helsinki e do National Institute of Health and Welfare da Finlândia estudou 280 crianças saudáveis com idades entre sete e oito anos.
Os especialistas queriam saber se as crianças saudáveis que dormiam menos eram as mais propensas a apresentar sintomas associados com ADHD. Nenhuma das crianças participantes sofria de transtorno de atenção.
Os pais preencheram questionários sobre os hábitos de dormir dos filhos e depois anotaram a quantidade de horas que as crianças dormiram durante um período de sete noites.
As crianças foram equipadas com actigraphs, pequenos dispositivos eletrônicos que registram a atividade física do portador - e também períodos de repouso - 24 horas por dia.
Ligação
As estimativas dos pais dos períodos de sono dos filhos se revelaram maiores do que as medidas.
Segundo os pesquisadores, isso pode ocorrer porque as estimativas dos pais foram baseadas no horário habitual de os filhos irem para a cama, ou porque os pais achavam que a criança estava dormindo quando na verdade ela estava acordada na cama ou lendo.
Os pais também responderam perguntas sobre o comportamento dos filhos, baseadas em questionários usados para diagnosticar o transtorno de déficit de atenção.
As crianças com períodos médios de sono inferiores a 7,7 horas por noite apresentaram maior hiperatividade e maiores índices de comportamento impulsivo.
Elas também apresentaram mais sintomas de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.
"Nós fomos capazes de demonstrar que o sono de duração curta e a dificuldade para dormir estão associados a sintomas de ADHD", disse a pesquisadora responsável pelo estudo, Juulia Paavonen, do Finnish National Institute of Health and Welfare.
"Os resultados indicam que manter horários de sono adequados entre crianças pode ser importante na prevenção de sintomas comportamentais."
Fonte: http://criancas.uol.com.br/
HISTÓRIAS - Papelzinho
Papelzinho nasce numa velha biblioteca deserta e vive ali, sozinho, procurando uma saída. Suas únicas amigas são as palavras dos livros, sobretudo os antônimos, que contam muitas histórias.
Quando finalmente consegue sair da biblioteca, Papelzinho encontra a grande cidade. Nela, inventa um jogo com os antônimos que lhe vêm à memória e descobre assim que o mundo dos homens é como o mundo das palavras: cheio de contrastes, de coisas opostas, alegria e tristeza, beleza e feiúra, riqueza e pobreza...
Texto e supervisão: Vincenzo Scarpellini com Leticia Moura Ilustrações e locução: Vincenzo Scarpellini Piano de cabaça, congas, berimbau, udu: Vincenzo Scarpellini Pandeiro, tamborim e outras percussões: Quincas Moreira Animação: Rogério Doki A história de Papelzinho não tem ainda versão em livro impresso. |
Fonte: http://criancas.uol.com.br/historias/papelzinho/
segunda-feira, 25 de maio de 2009
A laranja...
É muitoooo bom!!!
É disponível do comércio o suco concentrado, que requer a adição de água para reconstituir o líquido ao estado (aproximado) do suco original.
O suco de laranja está entre os mais apreciados e consumidos, sendo uma boa fonte de vitamina c e outros nutrientes. Seu comércio e produção envolvem grandes movimentações financeiras. O suco de laranja é uma bebida muito apreciada por norte-americanos, sobretudo no café da manhã.
historia da turma da Moranguinho
Moranguinho é uma personagem da American Greetings. Originalmente surgiram os cartões depois vieram as bonecas, os pôsteres e outros produtos. A coleção Moranguinho ainda conta com uma linha de bonecos de todos os personagens e de seus animais de estimação
Os primeiros desenhos da Moranguinho e seu gato Mostarda foram feitos em 1977 por Muriel Fahrion durante o tempo que foi ilustrador do departamento American Greetings' Juvenile & Humours. Depois os desenhos foram apresentados para o Sr. Bernie Loomis da General Mills e foram patentiados. Fahrion desenhou mais trinta e dois personagens que também foram patenteados.
Cindy Moyer Patton e Janet Jones desenharam os personagens restantes da linha clássica da Moranguinho. Lyn Edwards foi o editor da linha e também o homem que deu vida aos personagens. Ele desenvolveu o perfil e a história de cada personagem. A primeira boneca lançada foi uma boneca de pano, dirigida por Muriel Fahrion e criada por Suzan Trentel. Irmã de Fahrion.
A linha Moranguinho norte-americana é diferente da brasileira. Os personagens da linha norte-americana são em sua maioria, referentes a sobremesas e os brasileiros não seguem essa regra. Em geral são referentes a frutas. A casa da Moranguinho e seus amigos é a Morangolândia.
Durante os anos 80, foi criado o desenho animado da Moranguinho. Nos Estados Unidos a pequena bonequinha com nome de sobremesa tornou-se verdadeira mania entre as crianças. Dentro de poucos meses começaram a surgir vários produtos com seu nome como álbuns de figurinhas, roupas, vídeo game e vários outros produtos. Vários especiais de televisão também foram produzidos.
Em 1991, Moranguinho volta a ser produzida. Surgiram novos desenhos e também uma nova linha de bonecos, com roupagem nova. Fez bastante sucesso mas mesmo assim foi estinta em 1992.
Em 2002, Moranguinho voltou novamente. Dessa vez totalmente diferente das versões anteriores. A bonequinha fica mais moderna e deixa de lado as características campestres que apresentava até então. Também foram lançados dvds, vhs, vcds e até mesmo cds com trilha sonora interpretada por Sarah Heinke.
A Moranguinho atual cresceu. Agora a personagem cresceu e se tornou a Moranguinho adolescente. A bonequinha hoje tem site oficial, vários cds e dvds. Faz muito sucesso entre as crianças de todo o mundo.
Acompanhe o desenvolvimento lúdico de seu filho
Até 2 anos
Quanto mais nova, mais a criança tende a brincar isoladamente, explorando o próprio corpo e os objetos --atividades que estimulem a parte sensório-motora são bem-vindas. À medida que cresce, a criança começa a sentar-se, a engatinhar, a andar e a desenvolver seu senso de equilíbrio e de percepção espacial, podendo acompanhar brinquedos que se deslocam.
Dicas:
- brincadeiras que estimulem os sentidos e que envolvam noções de forma, tamanho e textura,
- objetos de puxar ou de empurrar e
- brinquedos que flutuem na água ou de encaixe são interessantes
De 2 a 3 anos
Nessa fase, já é possível introduzir o jogo simbólico.
Dicas:
As crianças dessa faixa etária adoram brincar com bolas, dançar, cantar e pular. A criança também deve começar a arrumar seus brinquedos como parte da brincadeira
De 3 a 4 anos
A criança passa a ter uma percepção melhor dos seus limites e dos limites dos outros, além de apreender melhor ritmos e duração de tempo
Dicas:
ofereça brinquedos que favoreçam o desenvolvimento do movimento corporal e dêem à criança senso de direção, espaço, força e controle. Instrumentos musicais simples, jogos de montar e desmontar, além de instrumentos para desenhar e pintar são indicados
De 4 a 5 anos
As brincadeiras que desenvolvem a imaginação e envolvem a imitação do mundo adulto são importantes nessa faixa etária
Dicas:
telefone de brinquedo, caixa registradora, apetrechos de cozinha, lousa, fazendinhas, meios de transporte, bonecas, jogos com bola e bicicleta são fonte de diversão nessa fase
De 6 a 7 anos
É por volta dessa época que a criança começa a desenvolver o raciocínio lógico, o que a habilita a participar de brincadeiras com regras mais elaboradas.
Dicas:
jogos em geral, tanto eletrônicos como de tabuleiro e de cartas, ajudam a lidar com regras, vitórias e derrotas.
Fonte: Folha S.Paulo - 11/10/2007
quinta-feira, 21 de maio de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Paciencia com os filhos
Será que encontro aqui mais alguém pra se unir a mim no quesito paciência?.... com nossos tão amados anjinhos... não falo de nada que não fuja do normal, tenho uma filha maravilhosa (com dois anos), so recebo elogios por onde ela anda, inteligente, educada, meiga, uma benção de Deus, chego a pensar que talvez seja muito mais do que mereço, mas por vezes sinto um breve remorso com aqueles momentos em que me estresso e cansada da rotina, obrigações, horários cumpridos, finanças e por aí vai uma lista quilométrica que interfere drasticamente em meu humor, em gênero e grau.
Projeto Crianças Diante do Trono
Inclui jogos e testemunhos.
Vamos colorir..
Como educar nossos filhos
EDUCAR PARA O FUTURO
Os pais sempre estão influindo nos gostos, aficções e tendências dos filhos desde o momento em que nascem. Isso é correto sempre que busquem seu bem. A preocupação dos pais está no futuro dos filhos e desde pequenos pensamos em como ajudar-lhes, mas eles viverão em uma sociedade diferente à de hoje e devemos preparar-lhes para que saibam desenvolver-se, o melhor possível, em sua sociedade.
Não podemos falar de caminhos seguros, mas de tendências mais prováveis que nos servirão para tirar algumas conclusões positivas.
Hoje continua sendo importante “saber” mas passa a primeiro plano “a pessoa”, o comportamento íntegro, os valores da vida. Assim, a educação da vontade passa a ser importante na formação dos filhos.
Tanto o pai como a mãe são responsáveis pela família e a educação para o futuro deve ocupar lugar prioritário na distribuição de seu tempo.
Há cem anos as idéias que passavam pela frente dos filhos estavam mais controladas: na família, na escola, com os amigos. Hoje, as idéias que podem chegar tem outros meios para fazê-lo: a televisão, os filmes, os anúncios.
-> Educar com o exemplo diário é educar no presente.
-> Corrigir os filhos quando fazem algo mau é educar no passado.
Ambas maneiras de educar, até o momento, eram suficientes. Hoje em dia a influência externa é mais forte. Os pais estão mais tempo fora de casa, controlam menos essas influências. O tempo que estão com os filhos deve ser um tempo melhor usado, devem procurar chegar antes, prever, adiantar-se: educar no futuro.
EDUCAR NO FUTURO EXIGE PREPARAÇÃO.
PRECISA-SE SABER O QUE CONVÉM FAZER EM CADA IDADE
E EM CADA MOMENTO.
Adenóide: quando a cirurgia é necessária
Ela é típica na fase infantil, até os seis anos. É resultado de constantes infecções nas vias aéreas superiores, como, rinites, sinusites, alergias e infecções crônicas por bactérias e vírus. E ainda de roncos ou apnéia noturna (parada da respiração durante o sono). “Muitas mães acabam descobrindo o mal não só por causa das infecções, mas sim quando observam roncos e até que a criança dorme com a boca aberta”, diz José Caporrino Neto, otorrinolaringologista do hospital São Luiz.
Conforme o médico, quando os antibióticos não resolvem o mal é necessário fazer a cirurgia. A operação mais comum é feita com cureta de beckman. Como a adenóide começa a diminuir após os seis anos, especialistas indicam a cirurgia para depois desta idade. “É um procedimento simples e a criança vai para casa no mesmo dia, mas ela leva anestesia geral. Após a operação, o pequeno deve ficar em repouso”, ressalta.
Caso a cirurgia não seja realizada, a criança pode ter conseqüências graves, entre elas, infecções freqüentes no ouvido, sono agitado, cansaço e até mesmo retardo no crescimento, perda auditiva ou hipertensão pulmonar, o que dificulta no seu processo de desenvolvimento.
“É importante alertar às mães que procurem um otorrino assim que desconfiarem dos sintomas. Apenas com um raio-X de perfil e um exame chamado de nasofibroscopia, já é possível detectar o problema no próprio consultório”.
Por Juliana Lopes
site: vilamulher
Ideias para festas infantis
Na hora de escolher a decoração, a tendência é apostar nos balões. Claro que eles já são indispensáveis nas festas há muito tempo, mas agora se tornaram personagens principais e dominam a decoração. Aparecem na entrada em forma de personagens que podem até ser maiores do que os aniversariantes, nas escadas e até substituindo as flores verdadeiras em arranjos de mesa. A dica é boa porque cabe em todos os bolsos.
Os balões dão um toque especial a decoração alé de serem mais em conta, já que se gasta muito com a festinha. Mais para frente vou postar mais dicas sobre festas infantis. Até porque ano que vem tenho mais uma missão, o aniversário da Rayanne.