Até 2 anos
Quanto mais nova, mais a criança tende a brincar isoladamente, explorando o próprio corpo e os objetos --atividades que estimulem a parte sensório-motora são bem-vindas. À medida que cresce, a criança começa a sentar-se, a engatinhar, a andar e a desenvolver seu senso de equilíbrio e de percepção espacial, podendo acompanhar brinquedos que se deslocam.
Dicas:
- brincadeiras que estimulem os sentidos e que envolvam noções de forma, tamanho e textura,
- objetos de puxar ou de empurrar e
- brinquedos que flutuem na água ou de encaixe são interessantes
De 2 a 3 anos
Nessa fase, já é possível introduzir o jogo simbólico.
Dicas:
As crianças dessa faixa etária adoram brincar com bolas, dançar, cantar e pular. A criança também deve começar a arrumar seus brinquedos como parte da brincadeira
De 3 a 4 anos
A criança passa a ter uma percepção melhor dos seus limites e dos limites dos outros, além de apreender melhor ritmos e duração de tempo
Dicas:
ofereça brinquedos que favoreçam o desenvolvimento do movimento corporal e dêem à criança senso de direção, espaço, força e controle. Instrumentos musicais simples, jogos de montar e desmontar, além de instrumentos para desenhar e pintar são indicados
De 4 a 5 anos
As brincadeiras que desenvolvem a imaginação e envolvem a imitação do mundo adulto são importantes nessa faixa etária
Dicas:
telefone de brinquedo, caixa registradora, apetrechos de cozinha, lousa, fazendinhas, meios de transporte, bonecas, jogos com bola e bicicleta são fonte de diversão nessa fase
De 6 a 7 anos
É por volta dessa época que a criança começa a desenvolver o raciocínio lógico, o que a habilita a participar de brincadeiras com regras mais elaboradas.
Dicas:
jogos em geral, tanto eletrônicos como de tabuleiro e de cartas, ajudam a lidar com regras, vitórias e derrotas.
Fonte: Folha S.Paulo - 11/10/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário