domingo, 13 de dezembro de 2009

O Poder do nosso Deus


Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. (…)

Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça;

eu, o Senhor, faço todas essas coisas.

(…) Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas. (…)

Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel. Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento.

Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna;

vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade. Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez,

ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: ‘Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro’. (…) Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará. Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados. Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.


(Is 45.4-7, 12, 15-38; 23-25)

Mantenha seu filho longe da T.V

Por Luís Eduardo Machado

“Acima de tudo, guarde o seu coração (mente) pois dele depende toda a sua vida”
(Prov 4:23)
"Não porei coisa injusta diante dos meus olhos"
(Salmo 101:3)

Você sabia que o brasileiro assiste em média mais de 5 horas diárias de televisão?


A ciência médica e comportamental têm associado um importante número de doenças e distúrbios ao excesso de televisão, principalmente para as crianças e adolescentes. Há inclusive relatos psiquiátricos de adolescentes viciados em TV (inclusive com sintomas de síndrome de abstinência).


O jornal médico The Lancet mostra que a quantidade de tempo que uma criança passa vendo TV tem ligação direta com riscos de sérios problemas de saúde na sua vida adulta. As crianças que olham TV duas ou mais horas por dia entre as idades de 5 e 15 terão alto risco de sofrer elevada taxa de colesterol, vício de fumar, condicionamento físico precário e excesso de peso, além de depressão e apego a violência e ao sexo fácil. Os pesquisadores afirmam que uma criança não deve assistir TV mais que uma hora por dia.


Do ponto de vista da Palavra de Deus (o que mais importa!) o maior problema da televisão é a distorção dos valores morais de Deus. De forma geral o que a TV tem ensinado contraria os princípios básicos de vida cristã.


Então, uma criança ou adolescente expostos livremente a televisão vão produzir problemas de comportamento em áreas vitais das suas vidas.


A Palavra de Deus ensina que os pais são responsáveis por guardar a mente dos seus filhos (enquanto eles mesmos não puderem fazer as escolhas corretas).


A omissão dos pais no controle do que os filhos assistem na TV é irresponsabilidade diante de Deus.


Alguns conselhos práticos para os pais (com relação a TV):


a) controle o tempo que os seus filhos ficam na frente da televisão. A Sociedade Suiça de Pediatria fala em 7 a 10 horas de por semana no máximo. Dependendo do tipo de programação isso já é muito!


b) monitore os programas e veja se os conteúdos edificam ou destroem a vida do seu filho (principalmente com relação as questões morais/cristãs). Tenha certeza sobre que tipo de coisa os seus filhos estão absorvendo.


c) não permita que seus filhos (crianças e adolescentes) tenham TV no quarto. Já imaginou o resultado do seu filho de 12 anos sozinho com o controle remoto na mão buscando "entretenimento" as 2 horas da manhã na televisão? TV é na sala! Onde todos podem ver o que todos estão assistindo!


d) se puder, prefira os canais fechados pois a programação é mais homogênea e previsível. Canais abertos são perigosos: num minuto está passando o desenho, no outro começa outro programa desaconselhável. Para crianças pequenas aconselho o Discovery Kids.


e) cuidados com os comerciais. Fique de olho no que os seus filhos estão sendo convidados a consumir.


f) livre o seu filho pequeno dos desenhos violentos e das personagens que ensinam desobediência e rebeldia. Livre os seus filhos adolescentes das séries que ensinam o namoro irresponsável. Livre os seus filhos de séries e programas com temática adulta. Cada coisa a seu tempo. Cada idade a sua programação!


g) livre todos da sua casa do lixo das novelas. Elas destroem as famílias.


h) assista junto alguns programas e aproveite para ensinar os valores de Cristo em meio às tolices do mundo.


Na Tv há coisas boas e coisas ruins. Têm coisas que educam e coisas que destroem.


Na TV há coisas que aproximam os nossos filhos de Deus e coisas que ajudam a aproximá-los mais do inferno. É tarefa dos pais controlar. Não jogue fora a sua televisão, apenas seja responsável e seletivo.


Fonte:
http://www.aprimoramento.com.br/educandofilhos/

Atividades para EBD














Balaque e Balaão

Números 22






Related Posts with Thumbnails