quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dica

O que é a Musicalização?

Musicalização é um processo que tem como objetivo tornar o indivíduo sensível e receptivo ao mundo sonoro, despertando na criança o prazer de fazer e ouvir música de forma lúdica. Sabemos que brincar é, indiscutivelmente, a maior atração para a criança e musicalizar brincando torna-se um processo que completa o desenvolvimento da criança, pois vai de encontro aos seus interesses proporcionando benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.
Segundo Carl Orff: educar musicalmente é propiciar á criança uma compreensão progressiva da linguagem musical, através de experimentos e convivência orientada.
Além de despertar habilidades musicais, a musicalização estimula o desenvolvimento da fala, a criatividade, a afetividade, a disciplina pessoal, entre outros.
Através desta vivência musical estaremos formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas mais sensíveis.
Para ter mais referências sobre o assunto, conheça a linha de Musicais da Turminha Querubim!


ANA CRISTINA RISSETTE SCHREIBER – formada no Curso Técnico em Instrumento – Piano (SP), graduada em Pedagogia Plena (SP) e Licenciatura em Música (PR). Concluinte do Curso de Especialização em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Atua como educadora musical, palestrante e coordena os projetos pedagógicos do CIDADE 300 Multimídia, produzindo vários CD´s e materiais didáticos.

Personagem Querubim




Rafa
Esse é o gênio da turma. Ele gosta de esportes...
Gabi
Seu senso de humor é irresistível!
Quirim
Nosso amiguinho adora colecionar brinquedos.
Zig
Uma joaninha criança, um companheiro corajoso!
Algodão Doce
Fofo e peludo só podia ter esse nome.
Tia Meiga
Senhora carinhosa! Cuida mesmo da turminha!


Parceiros

O Smilingüido e Sua Turma é um personagem que se tornou reconhecido nacional e internacionalmente por difundir a mensagem cristã do amor de Deus e do amor ao próximo. O personagem busca difundir valores universais como o cuidado com o meio ambiente, a bondade, honestidade, amizade, perdão, entre outros, que resgatam a dignidade e promovem o desenvolvimento humano.
Esses conceitos são levados a todos pelos personagens de forma alegre através de seus sites na internet, produtos próprios, licenciados e parcerias.


PARCERIAS

A parceria é uma união de forças e de objetivos comuns para criar sinergia, quando as forças são multiplicadas e não apenas somadas.

Uma das parcerias do Smilingüido e sua Turma é com o Manifesto Amazônia Para Sempre, que visa proteger a natureza e incentiva cada um, com "ações de formiguinha", a fazer sua parte para possibilitar um futuro para a Floresta Amazônica. Através de links nos sites parceiros e outras ações em conjunto, as empresas se apóiam e recebem mais força para conquistar os objetivos comuns. Clique aqui para assinar o manifesto em favor da Amazônia, lembrando que, para ter validade legal é necessário ter a idade mínima de 18 anos e preencher todos os dados solicitados. Se você ainda não tem 18 anos, também pode ajudar divulgando para seus familiares!


LICENCIAMENTO
O licenciamento da marca e personagens Smilingüido e sua Turma é uma parceria que agrega valor ao produto e auxilia sua empresa a conquistar novos nichos de mercado.
Criado há 28 anos, o Smilingüido é um personagem consagrado no segmento cristão. Dados do IBGE divulgados em 2004 mostram que este segmento é composto por 89,2% do povo brasileiro, sendo 73,8% (124 milhões) católicos e 15,4% (26 milhões) evangélicos. Esta pesquisa mostra que o mercado cristão é grande e promissor.


Valorização do que é “nosso”

Smilingüido e sua Turma são personagens 100% nacionais, se investir no Brasil é um valor que você e sua empresa, ONG ou igreja buscam, seja nosso parceiro!

Uma forma de dizer NÃO à violência
Se divulgar mensagens contrárias à violência é um objetivo seu ou de sua empresa, então sua parceria com o Smilingüido será um sucesso!

Seja nosso parceiro!
Smilingüido é um dos personagens infantis mais importantes do país. O site (www.smilinguido.com.br) recebe milhares de visitas por mês e foi classificado por quatro anos consecutivos no i-Best, o maior prêmio da internet brasileira. Lançado em junho de 2002 foi TOP 3 no iBest 2003 e 2005 e TOP iBest 2004 e 2006, o que significa que foi eleito como o melhor site brasileiro na categoria infantil por dois anos. Foi escolhido pelo júri popular, o que mostra a força do personagem junto ao público. Em 2008, com a volta do Prêmio i-Best, o site do Smilingüido continua como preferido do público infantil.

O Smilingüido e sua Turma estão em livrarias, papelarias, lojas de conveniência, supermercados, bancas de revistas, lojas de bolsas e malas, bazares e grandes redes. Os produtos dessa turma são produzidos em português, inglês e espanhol e podem ser encontrados também em vários países, entre eles Estados Unidos, Portugal, Espanha, Japão, Argentina e Chile.


fonte: site http://www.smilinguido.com.br/turma/parceiros.php

A HISTÓRIA



Na década de 80, nasceu no coração de alguns jovens o sonho de comunicar o amor de Deus de uma forma alegre e criativa. Nesse grupo havia uma desenhista: Márcia D´Haese, que desenhava uma formiguinha para ilustrar seus cadernos; havia também um jovem com talento para escrever: Carlos Tadeu, e muitos outros que se dispuseram a ajudar na criação das primeiras histórias.

A primeira idéia de nome para a formiguinha foi Zecão, mas logo o grupo achou o nome muito pesado para um ser tão pequeno e frágil, sugeriram então o nome de Smilingüido, para dar relevância ao fato de que apesar de pequeno e frágil, ou seja "desmilingüido", o Senhor Deus poderia manifestar Seu poder e Sua grandeza. "... Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza". II Co 12.9.

Este foi o início do personagem e seu respectivo nome. De lá para cá muitos eventos importantes aconteceram como a incorporação deste ministério pela Editora Luz e Vida (1989). Desde então todos os produtos criados estão sob orientação da Editora.

Apesar de mais de vinte anos terem se passado, todas as pessoas que participam da criação do personagem e distribuição de seus produtos (mais de 150, hoje) estão comprometidas com a fé cristã e procuram dedicar suas vidas à missão de aproximar pessoas a Deus.

Embora Deus não faça nada desmilingüido, pequeno, fraco, foi o Senhor Jesus mesmo que chamou Saulo de Tarso e mudou seu nome para Paulo (pequeno), usando este mesmo homem para ser bênção para muitos (Atos 9), e escritos por ele temos boa parte dos livros do Novo Testamento.

O Smilingüido representa a fragilidade do homem, ele nos lembra que o homem sem Deus nada pode fazer. (... sem mim nada podeis, disse Jesus. Jo. 15.5)












* Depois posto o restante....

Novidades

Dormir bem pode reduzir hiperatividade infantil, diz estudo

Uma boa noite de sono pode reduzir a hiperatividade e o mau comportamento entre crianças, segundo um estudo feito na Finlândia.

Já se sabia que crianças que não dormem bem podem, apesar de nem sempre demonstrar cansaço, apresentar mudanças de comportamento.

O novo estudo, publicado na revista científica Pediatrics, obteve dados concretos que parecem comprovar a teoria.

Ele concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram as mais hiperativas.

Os especialistas responsáveis acreditam que o sono adequado poderia melhorar o comportamento das crianças saudáveis e reduzir os sintomas das que sofrem do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (ADHD na sigla em inglês).

A equipe por trás do novo estudo disse que pouco se sabe sobre o papel do sono nas vidas das crianças, mas segundo estimativas, um terço das crianças nos Estados Unidos não dormem o suficiente.

Monitoramento

A equipe da University of Helsinki e do National Institute of Health and Welfare da Finlândia estudou 280 crianças saudáveis com idades entre sete e oito anos.

Os especialistas queriam saber se as crianças saudáveis que dormiam menos eram as mais propensas a apresentar sintomas associados com ADHD. Nenhuma das crianças participantes sofria de transtorno de atenção.

Os pais preencheram questionários sobre os hábitos de dormir dos filhos e depois anotaram a quantidade de horas que as crianças dormiram durante um período de sete noites.

As crianças foram equipadas com actigraphs, pequenos dispositivos eletrônicos que registram a atividade física do portador - e também períodos de repouso - 24 horas por dia.

Ligação

As estimativas dos pais dos períodos de sono dos filhos se revelaram maiores do que as medidas.

Segundo os pesquisadores, isso pode ocorrer porque as estimativas dos pais foram baseadas no horário habitual de os filhos irem para a cama, ou porque os pais achavam que a criança estava dormindo quando na verdade ela estava acordada na cama ou lendo.

Os pais também responderam perguntas sobre o comportamento dos filhos, baseadas em questionários usados para diagnosticar o transtorno de déficit de atenção.

As crianças com períodos médios de sono inferiores a 7,7 horas por noite apresentaram maior hiperatividade e maiores índices de comportamento impulsivo.

Elas também apresentaram mais sintomas de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

"Nós fomos capazes de demonstrar que o sono de duração curta e a dificuldade para dormir estão associados a sintomas de ADHD", disse a pesquisadora responsável pelo estudo, Juulia Paavonen, do Finnish National Institute of Health and Welfare.

"Os resultados indicam que manter horários de sono adequados entre crianças pode ser importante na prevenção de sintomas comportamentais."


Fonte: http://criancas.uol.com.br/

HISTÓRIAS - Papelzinho


Introdução


Papelzinho nasce numa velha biblioteca deserta e vive ali, sozinho, procurando uma saída. Suas únicas amigas são as palavras dos livros, sobretudo os antônimos, que contam muitas histórias.

Quando finalmente consegue sair da biblioteca, Papelzinho encontra a grande cidade. Nela, inventa um jogo com os antônimos que lhe vêm à memória e descobre assim que o mundo dos homens é como o mundo das palavras: cheio de contrastes, de coisas opostas, alegria e tristeza, beleza e feiúra, riqueza e pobreza...

Texto e supervisão: Vincenzo Scarpellini com Leticia Moura
Ilustrações e locução: Vincenzo Scarpellini
Piano de cabaça, congas, berimbau, udu: Vincenzo Scarpellini
Pandeiro, tamborim e outras percussões: Quincas Moreira
Animação: Rogério Doki

A história de Papelzinho não tem ainda versão em livro impresso.


Fonte: http://criancas.uol.com.br/historias/papelzinho/
Related Posts with Thumbnails