sábado, 9 de outubro de 2010

BRINCADEIRA: ADEDANHA


Primeiramente cada participante pega sua respectiva folha de papel e divide-a em várias colunas, e em cada coluna coloca um assunto a ser tratado, o exemplo mais comum disso é "Nome Próprio, Lugar, Objeto, Animal, Carro, Cor, Fruta....", e uma das colunas também deve ser "total de pontos", além da coluna letras, que deve ficar no início, para não repetir.
Ao ser pronunciada a palavra "adedanha", todos devem mostrar quantos dedos quiserem de uma das mãos, que devem ser somados. A soma total deverá ser convertida em uma letra da seqüência do alfabeto.
Exemplo: total de dedos 10 = J.

Depois de feito isso pega-se a letra 'escolhida' e os participantes começam a preencher as colunas. Por exemplo, se der "A", eles devem colocar um nome próprio com "a" em sua respectiva coluna; um lugar com a letra "a" e assim sucessivamente até preencher todas as colunas.
Deve ser estabelecido um tempo para preencher os dados ou o jogador que preencher primeiro todas as colunas, deve gritar STOP. Caso o participante não tenha preenchido tudo durando o tempo estipulado ou até que um jogador tenha gritado stop, o campo deverá ficar vazio.
Depois disso vem a contagem de pontos: cada um vai dizendo o que colocou em cada coluna, cada campo preenchido vale dez pontos, se outra pessoa tiver colocado igual vale 5 pontos e se estiver vazio vale zero.
* Não vale inventar palavras e os participantes podem anular uma palavra que não aceitem em conjunto.
** Tenha um dicionário a mão, para tirar possíveis dúvidas.
No final vence quem tiver mais pontos somados. Pode-se jogar quantas rodadas quiserem ou até completar o alfabeto.
Varie os assuntos e seja criativo!
Variante:
Você pode incrementar a brincadeira da seguinte forma: quem não conseguir fazê-lo ou então repetir palavras já ditas, pagará uma prenda ou levará um castigo de cada um dos participantes e sai do jogo.
Neste caso será vencedor aquele que ficar por último.

Fonte:1papacaio.com.br
   

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails