segunda-feira, 18 de maio de 2009

RECONHECENDO E DENUNCIANDO O ABUSO E A VIOLÊNCIA INFANTIL

Praticar violência contra uma criança é crime. E para isto existe uma legislação específica – O Estatuto da Criança e do Adolescente –que está aí para determinar a punição. No Brasil é caso de polícia.
  • Só para se ter uma idéia da gravidade da questão, é bom lembrar que todos os dias mais de 18 mil crianças são espancadas no país, segundo dados da UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Segundo a UNICEF, as mais afetadas são meninas entre sete e 14 anos.
  • A violência contra a criança é crescente, mas nem sempre ocorre na forma de abuso sexual, tema que vem sendo amplamente discutido.

Atitudes de pessoas responsáveis que desejam proteger as crianças:

RECONHECER O COMPORTAMENTO ABUSIVO

O abuso de crianças diz respeito a um ato cometido por um pai, responsável ou pessoa em posição de confiança (mesmo que não cuide da criança no dia-a-dia), ato que não seja acidental e que prejudique ou ameace prejudicar a saúde física ou mental e o bem-estar da criança. Há quatro tipos básicos de abuso no caso de crianças:

O abuso físico ocorre quando um adulto machuca uma criança fisicamente, sem ter havido um acidente. Inclui comportamentos como:

  • Agredir
  • Sacudir ou dar palmadas
  • Queimar ou escaldar
  • Chutar
  • Sufocar

A negligência consiste em maus tratos ou negligência que prejudique a saúde, o bem-estar ou a segurança de uma criança. Pode incluir negligência física, emocional ou educacional através de atos como:

  • Abandono
  • Recusa em buscar tratamento para uma doença
  • Supervisão inadequada
  • Riscos à saúde dentro de casa
  • Indiferença para com a necessidade que a criança tem de contato, elogio e estímulo intelectual
  • Nutrição emocional inadequada
  • Recusa em procurar escola para a criança
  • Sonegação de alimentos

(...) O restante desta reportagem está neste link: http://crispassinato.wordpress.com/

* Este link aqui também fala muito sobre este tema. http://diganaoaerotizacaoinfantil.files.wordpress.com/

VALE APENA CONFERIR!!

Necessidades das crianças

SETE NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA

1. AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:
Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se gostamos de nós mesmos.
De que forma podemos desenvolver este senso de significado?

1. Investir no relacionamento conjugal, demonstrando amor um pelo outro diante dos filhos.
2. As crianças não devem ser o centro de nossas atenções.
3. As crianças devem ser respeitadas em seu processo de maturação, não podem ser forçadas a alcançar posições superiores às suas possibilidades.

Atitudes dos pais que podem gerar complexo de inferioridade nos filhos:
os elogios freqüentes a um dos irmãos; o ferir o auto-respeito; a exposição da criança ao ridículo, sarcasmo, zombaria, desprezo.

Como construir um sentido de significado? ü Elogiar a criança pelos seus pequenos serviços e atitudes. Como diz Bruno Bettelleim : “A convicção sobre o próprio valor sópode resultar do sentimento que a pessoa tem de que seu trabalho é importante e que ela se desempenha bem dele.”ü Apresentar a criança a outros pelo nome.ü Permitir que a criança fale por si mesma quando alguém lhe faz perguntas.ü Respeitar as opiniões e sentimentos da criança.ü Passar mais tempo com a criança, dando a devida atenção.ü Confiar nelas para que desenvolvam um senso de dignidade.2. AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇACondições que criam insegurança:1. Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.2. Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.3. Falta de disciplina, de limites estabelecidos.4. Ausência dos pais em casa.5. Críticas freqüentes provocam sentimento de fracasso e incompetência.6. Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.7. Insegurança e ansiedade dos pais.
Condições que criam segurança:1. Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.2. Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.3. União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.4. Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.5. Disciplina administrada de forma amorosa.6. Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)7. Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.4. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃOAssim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.Por que as crianças sentem falta de aceitação?ü Críticas constantes que geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.ü Comparar a criança com outros, em nível de desempenho e competências.ü Querer que as crianças atendam às expectativas da juventude dos pais.ü Superproteger a criança faz com que se sinta incapaz de realizar tarefas.desenvolvam. Manter expectativas frustradas, revelando-as aos seus filhos.O que dá lugar ao sentimento de aceitação?ü A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.ü Auxiliar a criança a descobrir o prazer de realizar algumas atividades.ü Permitir que a criança descubra que é amada, desejada e apreciada.ü Aceitar as amizades do filho.ü Manter a sinceridade e não ter receio de revelar suas fraquezas.ü Ouvir os filhos com o coração.ü Valorizar o filho, tratando-o como uma pessoa de valor.ü Contribuir4. AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS“A suprema felicidade da vida está na convicção de que somos amados.” (Victor Hugo)A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.Seus filhos sabem que são amados?ü Aprendemos a amar, pois nascemos com capacidade para isto. Correspondemos ao amor que nos é demonstrado.ü Ensinamos o nosso filho acerca do amor de Deus e da beleza do sexo quando expressamos, diante dEle, o amor pelo cônjuge.ü Demonstramos o amor quando o comunicamos através de palavras e de gestos.ü Amamos quando revelamos o prazer que sentimos na companhia do outro.ü O amor é demonstrado quando demonstramos que confiamos nos nossos filhos.ü Ouvir os filhos é uma das melhores formas de amá-los e termos a certeza de que seremos ouvidos no futuro.ü Este nobre sentimento contribui para compartilharmos experiências, as quais promovem a união, compreensão e comunicação.ü Quem ama, constrói relacionamentos francos e confortáveis, atentando para a verdadeira identidade da criança.ü As pessoas amadas sabem que são mais importantes que as coisas.5. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOSTornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade. Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. O elogio não estraga a criança. Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.ü Deve-se elogiar o desempenho da criança e não a sua personalidade, sempre apontando para o progresso e evolução da criança.ü O louvor deve ser dado pelas pessoas que ocupam uma posição privilegiada no cotidiano da criança. Dessa forma, se promoverá a generosidade, iniciativa e cooperação.ü O elogio deve ser sincero.ü A criança deve ser elogiada pelas ações de iniciativa própria.ü As atitudes dos pais são tão importantes quanto as palavras de ânimo.6. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINADisciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle. Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites. Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.“1. Definição de disciplina. A disciplina é no geral definida como castigo que produz obediência. Este conceito é muito limitado. A palavra disciplina deriva de discípulo. Tanto disciplina como discípulo têm origem no termo latino para pupilo, significando instruir, educar e treinar. A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável. O castigo é a parte da disciplina que fornece uma restrição curta e temporária.O castigo do mau comportamento não produz automaticamente o bom comportamento. A disciplina inclui também a responsabilidade dos pais em obter, encorajar, construir o bom comportamento em substituição ao mau. A disciplina inclui tanto o cultivo como a restrição – dois elementos necessários para a vida. Um bom jardineiro cultiva e poda suas plantas a fim de obter bons frutos. As ervas daninhas florescem naturalmente sem cuidado especial. Treinamento é o que devemos fornecer a nossos filhos. Ao encarar a disciplina nesses termos mais amplos, compreendemos que os métodos a serem aplicados podem variar muito mais do que pensamos geralmente. A disciplina inclui tudo que um pai faz ou diz para ajudar seu filho a aprender e desenvolver-se na direção da maturidade.2. Propósitos da disciplina. Os pais devem perguntar continuamente a si mesmos:’Qual o objetivo final que desejo alcançar no treinamento de meus filhos?’3. Métodos de disciplina. A reação da criança à disciplina dos pais tem muito mais significado do que o método usado.”[1]Os métodos de disciplina podem ser resumidos em três categorias:a) Regulamento – estabelecimento de regras.b) Imitação – o modelo da criança está nas ações dos pais, do que são, fazem e dizem.c) Inspiração – resultante da felicidade e satisfação dos pais.A disciplina e o controle só vão funcionar quando há estrutura de bons sentimentos, afeição e alegria.Os cinco princípios de disciplina do Dr. James Dobson:1. Desenvolver respeito pelos pais, atentando para os seus princípios religiosos.2. Reconhecer que a comunicação no geral melhora depois do castigo.3. Controle sem implicância.4. Não saturar o filho com excessivo materialismo.5. Evitar extremos no controle e no amor.7. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUSAs primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Dt 6. 6-8.- Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele. A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar.- O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais. A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.Observando o texto bíblico de Sl 78. 1-8, verificamos os três propósitos da instrução:1. depositar fé em Deus;2. lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;3. impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.- A instrução deve ser constante, contínua. Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas. A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia.- A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.Este texto é uma síntese do livro:DRESCHER, John, M. Sete necessidades básicas da criança. Trad. Neyd Siqueira. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.Colaboração para o Portal EscolaDominical : Profa. Amélia Lemos Oliveira.BibliografiaJohn M. DRESCHER, Sete necessidades básicas da criança, p.82-3
Postado por coisa de criança às 17:22
Marcadores:

fonte http://criancaevang.blogspot.com/2007/10/necessidades-da-criana.html

Ensinado a criança a adorar

Ensinando as Crianças a AdorarAdorar não é só ficar sentado num banco como um espectador, ouvindo um pastor ou líder falar sobre Deus. É pensar sobre Deus. Adorar é reservar tempo para apreciar quem é Deus é, o que Ele fez e o que está fazendo. É responder a Ele com reverência, louvor e alegria.

O primeiro passo para adorar é a aceitação agradecida do presente de Deus para nós. A maneira de mostrar a Deus que nós O compreendemos e apreciamos, é aceitar com gratidão o pagamento que Ele fez pelos nossos pecados quando enviou seu Filho para morrer na cruz. Se aceitarmos Jesus como Salvador, o próprio Senhor virá viver em nós, e compreendermos como Deus é verdadeiramente grande e bom. Depois disso é que começa a verdadeira adoração.
Adore a Deus em campanha de outros. Deus quer que nós O adoremos com outros crentes. No Salmo 43.3, Davi nos chama para adorar, dizendo: “Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltaremos o nome”. Ir à igreja ou a uma classe de Boas Novas não significa que você está adorando. Você adora quando pensa em Deus ao cantar, orar e aprender a Sua Palavra. Concentre-se em Deus e reúna-se a outros para honrá-lO.Adore a Deus quando estiver sozinho.Você pode adorar a Deus a qualquer hora, em qualquer lugar. Aprenda a viver cada dia pensando sobre Deus e agradecendo a Ele por ser Quem é e pelo que fez. Quando o sol, ou a chuva, baterem em sua janela pela manhã, agradeça a Deus por dar-lhe um novo dia.
Entoe uma melodia de louvor enquanto veste. Ajoelhe-se junto à sua cama e adore a Deus, entregando-se a Ele para servi-lO durante o dia. Lembre-se também de que está cercado pelas Suas maravilhas. Aprecie a água quando lava o rosto. Note as cores, os tecidos e os perfumes. Pense sobre a fruta, o leite, o pão que vai comer no café da manhã. A criação de Deus não é realmente prodigiosa? Enquanto vai para a escola, olhe o lindo céu, as árvores, as flores e os animais. Sinta o seu coração batendo, examine os seus dedos em ação. Reflita! O Deus maravilhoso que fez você e todas as coisas passa o dia seu lado. Diga a Ele como está grato pelo Seu amor e pela promessa do Seu cuidado contínuo. Alegre-se com a Sua presença desde o momento de acordo até a hora em que faz a sua oração de boa-noite.Use a Palavra de Deus para ajudar você a adorar.Permita que a Palavra de Deus o ajude a se concentrar n'Ele e nas Sua obras. Os Salmos e muitas outras passagens das Escrituras são palavras de louvor ditas a Deus (1 Crônicas 16.34/ Salmos 95.100), e você pode usar algumas passagens, como o Salmo 23, como oração a Deus para adorá-lO “Obrigado, Deus, por ser meu pastor, por prometer que nada vai me faltar...”Adore a Deus em oração.Outra parte da adoração é falar com Deus e dizer o quanto Ele é maravilhoso. Termine uma dessas sentenças numa oração de louvor a Deus: “Deus eu te amo porque...” “Deus, eu te louvo porque...” “Tu és maravilhoso Deus, porque...”Cantar é um meio de Adoração.Use hinos como “A Jesus quero Amar”; “Louvo ao Senhor, porque é meu criador”; “Graças dou, bendito Senhor”, para ajudar você a dizer a Deus que O amam e lhe dá honra.Faça da oferta um Ato de adoração.Podemos adorar ofertando. Podemos dar a Deus todo o nosso ser – nosso tempo, dinheiro, talentos, corpos, mentes, corações. Você e eu damos tempo a Deus quando praticamos boas ações. Dando dinheiro a Ele, colocando-o na oferta da igreja, para ajudar as pessoas necessitadas, e para sustentar os missionários. Como você pode dar a Deus os seus talentos? Seu corpo? Sua mente? Seu coração? Malaquias 3.10 mostra as maneiras especiais de Deus recompensar a nossa contribuição.

Adorar é bom!
Os que fazem da adoração uma parte de sua vida diária, descobrem o segredo de uma alegria verdadeira e duradoura (Salmos 91. 1-2/ Isaias 26.3)


fonte:http://criancaevang.blogspot.com/

sábado, 16 de maio de 2009

Ás cantigas preferida da Rayanne parte I









Fique atento


Proteja sua criança!!!

Turma da Mônica


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Turma da Mônica compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa.
É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da
Turma da Mata ou da Turma do Penadinho. A mais nova novidade da Turma Da Mônica, é a Turma da Mônica Jovem, lançado em agosto de 2008.

Criação
Maurício de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.

A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos. A "Turma" na verdade consiste de 12 turmas:

Valorizando a auto-estima de nossos filhos

O papel dos pais na formação da auto-estima da criança e do adolecente


As potencialidades da criança podem ser incetivadas ou bloqueadas pelos adultos, interfirindo diretamente em sua auto-estima.
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:39
Auto-estima pode ser definida como o sistema de idéias e sentimentos acerca de nós mesmos que vamos incorporando pouco a pouco desde a primeira infância. (Pensamento - auto-conceito/Emoções - auto-estima).
Auto -estima adequada implica em conhecer potencialidades e limitações a respeito de si próprio.
Isto significa: nem depreciar-se nem superestimar-se.
A formação da auto-estima dá-se apartir de vários fatores, com experiências vivdas, opiniões ouvidas, repertório interno e outros.
São fundamentais nesta sentido as relações da criança com as pessoas que a cercam , o que confere à família papel primordial.
Abaixo segue algumas atitudes práticas que podem favorecer o bom desenvolvimento da auto-estima da criança e adolecente:

  • O CUIDADO COM AS PALAVRAS

Elas podem animar ou desanimar, erguer ou derrubar, alegrar ou entristecer, aperfeiçoar ou deformar. Isto quando se trata da formação da auto-estima. Isso deve nos levar a refletir sobra a necessidade de medir e cuidar de cada palavra que proferimos especialmente as crianças e adolecentes.

  • INCENTIVAR E ESTIMULAR

Temos a tendência de perceber facilmente quando nossos filhos não correspondem ao que desejamos, mas precisamos nos exercitar em perceber suas tentativas de nos agradar. O ELOGIA NO MOMENTO CERTO TEM GRANDE PODER ESTIMULADOR. As potencialidades da criança podem ser incentivadas ou bloqueadas pelos adultos, interferindo diretamente em sua auto-estima. O adolecente ainda não sabe muito bem quem ele é. Cabe a nós ajudá-lo a perceber suas capacidades e possibilidades.. PARA PENSAR: Quando foi a última vez que você fez um elogio sincero e estimulador para sua filho (a)?

  • RESPEITAR A INDIVIDUALIDADE

Evite comparações, cada filho tem características próprias isto irá contribuir para que cada um aceite e repeite a si próprio, sem frustar-se diante das difernças.. Não devemos educar todos da mesma maneira. São as diferenças que os fazem únicos e especiais!!!

  • LIDAR COM OS ERROS DE FORMA APROPRIADA

Diante de tais circusntâncias é bom lembrar que erro conduz ao acerto. Faça dos erros e fracassos de seus filhos momentos ricos de conversa, aprendizagem e apoio. A form de como lidamos com esses erros pode levá-los a dois caminhos: falar a verdade quando fazem o que nos desagrada ou mentir para esquivar-se.

  • ESTABELECER METAS

Auto-estima não significa conformismo ou apatia diante das caracteristas próprias. Todos nós estamos em processo de aperfeiçoamento. Há sempre algo que precisa ser melhorado em nossa maneira de ser ou de fazer as coisas. Avaliar as situações junto a nossos filhos e ajudá-los a definirem objetivos diante de suas deficências pode impulsioná-los a buscar novas perspectivas, contribuindo assim para um desenvolvimento sádio da auto-estima. Os valores éticos e morais devem ser trabalhados e o crescimento interior o grande alvo a ser atingido.

"Deus graças te dou visto que por modo incrivelmente maravilhoso me formaste". Salmo 139.14

Que possamos buscar sabedoria pára sermos instrumentos competentes e facilitados no processo de desenvolvimento de uma boa auto-estima em nossos filhos.

Adptação Raquel Cristina.

Texto original Roseli Fernandes, psicologa escolar.

Related Posts with Thumbnails