quarta-feira, 20 de maio de 2009

Adenóide: quando a cirurgia é necessária


Embora muitas mães não tenham conhecimento, o problema da adenóide em crianças é mais comum do que se imagina.
Na verdade, adenóides - localizadas na parte de trás do nariz e do palato mole - não representam uma doença, mas sim fazem parte da anatomia do ser humano. A sua hipertrofia é que causa complicações.
Ela é típica na fase infantil, até os seis anos. É resultado de constantes infecções nas vias aéreas superiores, como, rinites, sinusites, alergias e infecções crônicas por bactérias e vírus. E ainda de roncos ou apnéia noturna (parada da respiração durante o sono). “Muitas mães acabam descobrindo o mal não só por causa das infecções, mas sim quando observam roncos e até que a criança dorme com a boca aberta”, diz José Caporrino Neto, otorrinolaringologista do hospital São Luiz.
Conforme o médico, quando os antibióticos não resolvem o mal é necessário fazer a cirurgia. A operação mais comum é feita com cureta de beckman. Como a adenóide começa a diminuir após os seis anos, especialistas indicam a cirurgia para depois desta idade. “É um procedimento simples e a criança vai para casa no mesmo dia, mas ela leva anestesia geral. Após a operação, o pequeno deve ficar em repouso”, ressalta.
Caso a cirurgia não seja realizada, a criança pode ter conseqüências graves, entre elas, infecções freqüentes no ouvido, sono agitado, cansaço e até mesmo retardo no crescimento, perda auditiva ou hipertensão pulmonar, o que dificulta no seu processo de desenvolvimento.

“É importante alertar às mães que procurem um otorrino assim que desconfiarem dos sintomas. Apenas com um raio-X de perfil e um exame chamado de nasofibroscopia, já é possível detectar o problema no próprio consultório”.

Por Juliana Lopes
site: vilamulher

Um comentário:

  1. gostei muito dessas informações q recebir sobre adenoide meu filho vai operer e eu estava muito tensa com isso tudo pois a anestesia e geral e para a mãe isso é preocupante meus sincero muito obrigada...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails