segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Comportamento

Mentiras na infância

Atitudes da criança que assustam e preocupam os pais. De acordo com estudiosos do comportamento infantil, isto é natural quando a criança tem idade entre três e sete anos. Claro que há limites e observações, mas antes de brigar preste atenção, às vezes o filho deseja apenas chamar à atenção dos pais por não saber como pedir ajuda.
Para entender, é necessário conhecer mais sobre as crianças vivem num universo desconhecido e estão sempre em conflito entre a fantasia e a realidade. De acordo com a psicóloga Ângela Clara Correa, a fantasia acompanha a criança durante uma parte da infância, que vai de um a sete anos. "A mentira de uma criança é aceitável somente quando os valores não foram criados e percebidos por ela", afirma.

A criança pequena não sabe lidar com as frustrações e ausências - sejam elas emocionais, financeiras ou comportamentais-, fazendo com que sintam a necessidade de mentir e/ou roubar para compensar a falta gerada por algum motivo ou circunstância.

Vamos pegar como exemplo uma criança que vai à escola após um fim de semana e a professora pergunta qual foi a diversão dos últimos dias. Ela, sem malícia ou premeditação, responde: fui passear numa linda fazenda com os meus pais!

Mas, na verdade, ela não saiu de casa, ficou em frente à tv por todo o tempo. Houve uma mentira, porém isto nada mais é do que um sinal aos pais que devem dar mais atenção ao filho. À ida ao parque de diversões pode ser o suficiente para que a criança não minta.

Fonte Site da supernanny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails